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sábado, 30 de julho de 2011

PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM O ALUNO COM TGD.

Dentre as metodologias existentes para se trabalhar o com o aluno com TGD no AEE, destaca-se o Método TEACCH – Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children, o CAA – Comunicação Alternativa e Ampliada e o PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental, foram considerados os mais adequados para as especificidades dos sujeitos em questão.

O MÉTODO TEACCH: É compreendido por alguns autores como uma das principais abordagens educacionais e clínicas. Parte da premissa de que os “autistas” aprendem melhor por visualização, apreciam rotinas e não são favoráveis a surpresas. Por isso, valoriza o aprendizado estruturado, dá importância à rotina e à informação visual. É necessário, nesta perspectiva, organizar e simplificar o ambiente, apresentando poucos estímulos sensoriais concomitantes. Isto facilita focar a atenção nos detalhes relevantes. A criança é avaliada individualmente. O objetivo básico é aumentar o funcionamento independente.

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA: O termo Comunicação Alternativa e Ampliada é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados como o computador com voz sintetizada.

A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação, e considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas essa não é suficiente para suas trocas sociais.

No Brasil a CAA vem sendo traduzida de diferentes maneiras:
Comunicação Alternativa e Aumentativa
Comunicação Alternativa e Suplementar
Comunicação Alternativa e Ampliada

O MÉTODO PEI: O Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) caracteriza-se por selecionar procedimentos de ensino compatíveis com as capacidades de alunos severamente prejudicados, objetivando torná-los independentes e produtivos.

O PEI é um programa de intervenção multidimensional que compreende uma fundamentação teórica, um repertório rico de instrumentos práticos e um conjunto de ferramentas analítico-didáticas, focalizando em cada um dos três componentes de uma interação: o aprendiz, o estímulo e o mediador, com o objetivo de aumentar a eficiência do processo de aprendizagem.

O PEI se fundamenta na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano, esclarecendo como os processos de aprendizagem ocorrem e como é possível, através de uma mediação adequada, expandir o potencial para aprender aumentando a eficiência do funcionamento intelectual dos indivíduos.

O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.

Fonte: CAA. Disponível em:
www.comunicacaoalternativa.com.br/comunicacao-alternativa. Acessado em 24/07/2011. PEI. Disponível em: www.cdcp.com.br/pei.php. Acessado em 24/07/2011. TEACCH. Disponível em: www.carlagikovate.com.br/index_arquivos/Page790.htm. Acessado em 24/07/2011.

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